sábado, 22 de março de 2014

BIOECONOMIA

(Jorge Castro – Clarín, 09) A raiz da mudança climática é a destruição da natureza pela economia industrial, especialmente desde o surgimento do motor de combustão interna, movido - sem custo econômico até 1973 (primeiro choque do petróleo) - pelo uso massivo de combustíveis fósseis.

A necessidade agora impõe uma nova direção. Nos últimos 10 anos, os EUA tiveram os nove anos mais quentes de sua história, e a temperatura média em julho e agosto no Centro-Oeste (Cinturão do Milho) é hoje dois graus célsius maior do que era em 1850.

A essência da bioeconomia é não se opor a natureza, mas adotar suas regras e tornar-se "ciência da vida". Daí sua categoria central ser a sustentabilidade, a reprodução da vida.  A agricultura avançada sustenta materialmente a bioeconomia. É a maneira que o capitalismo contemporâneo se apodera da agricultura e a transforma em uma melhoria produtiva da economia industrial, a ponto de absorvê-la e dar-lhe um novo significado.

Ao deixar para trás as três primeiras revoluções industriais, o capitalismo assume agora a lógica da vida.   Fiel à sua natureza, aumenta ainda a produtividade biológica e faz com que a natureza torna-se capitalista e trabalhe mais, mais rápido e melhor. A "renda agrícola" era o lucro da terra no passado e agora se torna uma excepcional fonte de receitas decorrentes do conhecimento mais avançado, que é a biologia.

A transformação incessante do capitalismo faz com que sempre se reencontre com o seu ponto de partida.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Diretórios do PMA bo Rio de janeiro já passam de querenta. No último fim de semana o presidente estadual Sergio Luiz Ribeiro consolidou os diretórios de Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e Carapebús.

Sergio Luiz (ao centro da foto), presidente estadual do Partido do Meio Ambiente visita Bom Jesus de Itabapoana e funda diretório. Abaixo a foto mostra o plantio de uma árvore, juntamente com o ambientalista Afonso Henrique à direita e o Prof. Ricardo Freire à esquerda (vice-presidente e presidente do diretório municipal do PMA naquela cidade).

Entrevista na Rádio Bom Jesus de Itabapoana, no programa campeão de audiência no horário da tarde de Jailton da Penha (à direita).


Entrevista na Rádio Transvale (B J I) no programa campeão de audiência no horário da manhã de Marcelinho da Transvale. A câmara de vereadores e o meio intelectual e ambientalista parabenizaram os dirigentes do PMA pela atitude e lhes deram as boas-vindas.

“SE ELES LÁ NÃO FAZEM NADA, FAREMOS TUDO DAQUI!”

“SE ELES LÁ NÃO FAZEM NADA, FAREMOS TUDO DAQUI!”